terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Dentista.

Bem... andaram me cobrando atualizações mais freqüentes no blog... preciso concordar, mas o problema é que de fato nem sempre dá tempo de ficar redigindo os textos, pois é algo que não se faz em 05 minutinhos...
Claro que aos finais de semana sobra tempo, mas não disposição... além do mais, o cara já fica a semana inteira na frente do computador, e qdo é época de aula muitas horas no findi tbm... portanto a princípio, eu pelo menos qdo saio da empresa, ou qdo não tenho aula, não gosto de ver computador nem telefone na minha frente.
Mais outra: é que tbm não anda acontecendo nada de muuuuuito espetacular, e que eu julgue que valha a pena ser escrito aqui.
Não quero dizer com isso que minha vida anda sem graça... pelo menos não a vejo assim... se for para ter emoções fortes, que sejam boas pelo menos, caso contrário, prefiro a monotonia.
É que eu tbm ainda não me acostumei tanto assim com o Blog... para mim, ele serve para lhes contar coisas maiores, ou ainda, o que penso sobre diversos assuntos... sei que posso escrever perfeitamente sobre as coisas do dia-a-dia... como disse, apenas não acostumei ainda.
Ok, posso lhes contar que ontem, depois do expediente, fui ao dentista, eh, eh...
Mas de fato, a ida ao consultório merece ser comemorada, pois saí de lá contente por não ter nenhum indício de cárie, mesmo em Raio X... isso depois de 01 ano sem ir (o dr. Álvaro olhou meu arquivo, minha última ida foi dia 11/02/08). Tártaro ele disse que tbm não tinha... e olha que em 2008 devo ter ficado quase uns 02 meses sem praticamente escovar os dentes, devido aos problemas sobretudo motores que tive (eu mal conseguia segurar uma escova).
Mas tbm... vou lhes contar, eu já gastei alguma grana com meus dentes (claro, como quase todo mundo)... além das idas normais ao dentista, já tirei os 04 sisos, usei aparelho (pelo menos na época que usei, era caro), a uns 03 anos troquei a horrível massa cor chumbo de todas as minhas obturações (e eram muitas) por massa branca, e depois fiz tratamento de clareamento... além é claro, do que se usa normalmente: escova e quilos anuais de pasta de dentes, quilômetros anuais de fio dental, e litros anuais de Colgate Plax.
Tudo isso custa... só o que gastei com o aparelho com certeza daria uma biz novinha... mas o resultado valeu a pena: se tem algo que tenho de bonito são os dentes.
Bem diz a minha mãe, para que sempre cuidemos bem dos nossos dentes, caso contrário, um dia sentiremos muita falta deles.
Ela disse que na época dela, não tinha esse negócio de obturar... era arrancar e pronto! Qdo a boca começava a ficar com muita falta de dentes, apelava-se para uma dentadura, isso qdo não se arrancava então o resto dos dentes (saudáveis inclusive) para por a tal dentadura.
Olha que isso não faz tanto tempo assim... qdo eu era criança, em SJ Hortêncio havia um tal de Dentista Caio, que comparado aos atuais, podia ser chamado de tudo, menos de dentista, de tão animal que era o cara... eu particularmente tinha pavor dele, e com certeza 99% dos que tinham que ir lá tbm...
Era o típico que olhava e arrancava... e o atendimento era coisa de 05 minutos..., vc entrava, sentava naquela cadeira horrível, ele olhava 05 segundos dentro da sua boca, fazia uma “carinhosa” anestesia (sempre a mesma seringa, nunca esterelizada, e acho que ele usava até a mesma agulha com várias pessoas!!!), e com ajuda de um alicate que mais parecia daqueles de cortar grade de ferro, ele trincava seu dente e arrancava com violência... e ao fim, nem pontos dava... vc ia pra casa com um buracão.
Falavam coisas horríveis dele... que acontecia dele arrancar um dente saudável e deixar o podre... outra vez falaram que um guri chorou tanto enquanto tentava arrancar, que bravo, o mandou embora com o dente solto das tentativas!!! Noutra falaram que arrancou uma vez um dente com tanta violência, que ao arrancar, caiu para trás até parar com as costas na porta... estas histórias deixavam qualquer um apavorado...
Lembro que não havia grande sala de espera... e nem hora marcada, as pessoas eram atendidas na ordem que chegavam, podia ser que haveriam 5 ou 50 na sua frente.
Depois de atendido e com um dente a menos, tinha que ter uma certa manha tbm para sair do local, pois as pessoas mal saiam da sala e já começavam a cuspir no chão para não ficar engolindo o próprio sangue... quer dizer... depois de tudo ainda tinha que cuidar para não ficar pisando em pequenas poças de sangue... um nojo!!!
Não sei aonde anda esta cara, se está vivo ainda... mas sei que hoje com certeza, estaria cheio de processos e mais processos.
Eu ainda tive sorte pq os dentes que me foram arrancados pelo tal cavalo eram os de leite, e havia então logicamente outros para substituí-los. Acho que o cara saiu de SJ, e graças a Deus, comecei a ir ao Caí, em dentistas beeeem mais civilizados e com outra visão de sua função. O cara tivesse continuado em Hortêncio, eu teria grandes chances de estar usando dentadura, como eu sei de um e outro ex-colega meu que usa.
Ora vejam só... achei que não tivesse assunto... qdo vejo, escrevo de monte... mas não deixa de ser interessante de ler mesmo.
Não quero dar uma de metido, mas visitem mesmo seu dentista regularmente... a gente tem que cuidar sim para depois não precisar gastar fortunas em pivôs, ou usar dentadura mesmo para os menos favorecidos.
Uma vez, falando sobre o assunto com uma conhecida, fiquei pasmo qdo ela me disse que fazia mais de 03 anos que não ia ao dentista!!! Claro que dei uma xingada nela...
Abraço a todos e visitem seu dentista regularmente.

Nenhum comentário: