terça-feira, 21 de julho de 2009

Noivas de preto...

Eu e a Rose estamos já a alguns dias falando em casamento no religioso. Somos casados no civil, mas ambos nutrimos esta vontade de nos unir no religioso, com direito a festa e tudo.
Ninguém se anime muito... por enquanto é tudo só uma conversa nossa... não tem absolutamente nada definido, não sabemos se vai de fato acontecer.
Mas por via das dúvidas, devagarinho, já estamos fazendo uma lista dos convidados... aqueles que eu teria, os dela, e os em comum.
Puxa... como é complicado fazer esta lista... qdo a gente acha que não falta mais ninguém, noutro dia lembra-se de tal e de tal pessoa, e a lista só vai aumentando... qdo vimos, estávamos passando de 200 pessoas, e olha que queríamos um casamento menor, só para familiares mesmo, e algumas pessoas mais chegadas.
Mas bem... como eu disse, é por enquanto só uma conversa nossa, de momento, estamos envolvidos com outras coisas que nos trarão custos, e por isso não queremos marcar nada em termos de casamento, até os outros assuntos estarem encaminhados, e daí podermos ver nosso orçamento para estas coisas.
Mas como começamos a falar em casamento, mesmo que não esteja nada definido, claro que a Rose logo começou (como todas vcs mulheres devem ser tbm) a fantasiar com seu vestido de noiva... que queria um vestido que fosse isso, mais isso, mais aquilo. Em como faria o cabelo... o buquê do que poderia ser, etc, etc.
Enfim, aquelas fantasias mirabolantes que toda mulher começa a ter, e se o cara se atreve a falar que tanto faz o vestido, desde que seja de noiva, a mulher olha com aquele olhar de "vc não entende nada, o casamento é meu e o vestido será como eu quiser!"
Uma hora eu falei para atazanar um pouco, que não precisaríamos ter custos com vestido de noiva, que ela poderia usar o vestido da minha mãe, e o buquê poderia ser uma couve-flor que poderia ser colhida minutos antes de entrar na Igreja... estaria fresquinha!
Ela disse que não queria o vestido da minha mãe, que poderia ser de repente o vestido da minha avó, eh, eh...
Aí eu falei que por mim ok, mas que teríamos que ver pois ele poderia ser preto, pq pelo que eu sabia, antigamente era costume as mulheres casarem de preto.
Ela ficou pasma, e disse que eu estava tentando enrolar ela, que isso não existia, que não era verdade.
E eu batendo o pé que sim... que desta vez não era enrolação, que eu sabia que a muitos anos atrás os vestidos de noiva costumavam ser pretos.
Depois disso, a Rose ainda foi no salão da manicuri, e pedi para ela perguntar as gurias de lá sobre isso... já que é um lugar cheio de mulher, supunha que pelo menos uma poderia confirmar. Mas ela voltou dizendo que nenhuma sabia de nada.
Mas que raio de salão de beleza é esse??? Só fofocam mesmo.
Insisti dizendo que era verdade. Mas ficou por isso.
De manhã, tratei logo de achar alguma foto antiga:












Viram só???
Pesquisando um pouco, descobri que o costume da mulher usar preto no casamento surgiu na idade média, e que na Europa se propagou pelos anos, sendo que no no final do século XIX foi sendo abandonado.
Por aqui, nossas avós devem ter casado já de branco, mas nossas bisavós não sei.
Mas é estranho mesmo... usar preto.
Não que tenha quer sempre ser um vestido branco, pode muito bem ser um colorido, já que é uma ocasião festiva, mas preto de fato é estranho... já que remete ao luto.
Parece que a noiva ao invés de ficar contente ao casar, terminava a vida de solteira triste, usando preto pq seu coração estava em luto, julgando que ao casar, estaria entrando numa prisão.
Vai saber.
Mas claro, esta do vestido preto é só a título de curiosidade. É óbvio que quero ver minha gata num vestido lindo, e segurando um buquê lindo tbm.

Um comentário:

Cris disse...

Eu sabia que as luteranas casavam de preto...
Aqui na Austrália está na moda os vestidos brancos, com detalhes pretos. São realmente lindos! Diz para a Rose conversar comigo que tenho várias idéias!!! hahaha