segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gripe Suína.


Tá... ok... sei que não é mais Gripe Suína, mas sim Gripe A.
Mas é que a primeira expressão pelo menos soa mais simpática.
Além do mais, a tal Gripe Aviária não continua sendo a Gripe Aviária??? Então pq ficam mudando o nome da outra???
Apesar de todo alarde e divulgação, confesso que até agora não sei o pq do nome Suína... ela vem do porco??? Deve ser...
Certamente se eu ainda fosse criança, imaginaria que a pessoa que contraísse a tal gripe, aquiriria feições de porco, e qdo pasasse, voltaria ao normal.
Ela já anda pelo Rio Grande do Sul, parece que em Caxias do Sul está explodindo... claro que será só uma questão de tempo chegar até o Caí, aonde moro atualmente.
Mas ok... creio que não sejam necessários tantos alardes... dizem que não é mais do que uma gripe comum. As pessoas que morreram, é pq estavam com a imunidade muito baixa, e não buscaram tratamento a tempo... deixando a tal evoluir para uma pneumonia (como acontece com qualquer gripe, se não tratada).
Qdo falo em gripe comum, falo não de um resfriado, mas sim, daquela que te dá febre, dores no corpo e cansaço... que te leva para ficar de cama mesmo por 1 ou 2 dias... essa sim, sempre precisou de cuidados maiores, mesmo qdo não era a tal Suína.
O inverno é ruim mesmo... além de eu realmente não gostar de usar tanta roupa (as vezes quase me dá agonia de não conseguir se mexer direito), é muito mais propício a estas doenças... não é a toa que agosto é o mês do cachorro louco: muitas pessoas idosas chegam neste mês castigadas e doentes pelo inverno, e acabam não resistindo.
Bem... já que a tal gripe está aí... o negócio é não entrar em paranóia com isso.
Claro que alguns cuidados a gente tem que ter... nestes dias frios procurar de fato sempre se manter aquecido, e manter uma alimentação um pouco mais calórica, pq nosso corpo precisa de mais energias para se manter aquecido... nada de querer fazer aquele regime mirabolante neste frio... regimes baixam a imunidade da pessoa viu???
Além é claro, deixam ela mal humorada...
Mas voltando a tal Gripe Suína, estes dias foi até engraçado.
Estou malhando numa academia pertinho de casa... a academia é boa mas não muito espaçosa... segunda passada estava exageradamente cheia de gente (tinha mais de 30 pessoas ao mesmo tempo, qdo tem capacidade para umas 16-17).
Lá pelas tantas, qdo eu tbm já estava vestindo meu casaco para sair, chegou uma moça loirosa que já freqüenta lá a algum tempo. Algumas pessoas sabiam que ela estivera na Argentina (por onde a tal gripe anda livre, leve e solta) durante o final de semana.
Não deu outra: não contei quantas, mas acho que umas 6 ou 7 pessoas que sabiam que ela estivera lá pararam de malhar e deram no pé.
Achei até engraçado, mas depois pensando melhor, acho que ela poderia mesmo ter dado um tempinho, mesmo não sentindo nada, antes de querer freqüentar lugares como a academia.
Sei que acabei de mencionar acima que para mim, não deve ser mais do que uma gripe comum, mas enfim, quem quer pegar um simples resfriado que seja??? Ninguém...

Um comentário:

Cris disse...

Por aqui a gripe suína é realmente uma epidemia. Meus colegas estão com a maldita, em casa, dencansando, enquanto eu fique me ferrando. hehehe. Quem sabe uma gripe com sabor bacon não me dá uns dias de folga? Abraços.