segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dias atrás olhando noticiário, acompanhei uma reportagem sobre aquela questão da preferência para os idosos nos mais variados tipos de estabelecimentos.
A reportagem foi feita dentro do estacionamento de um grande supermercado, que apesar de ser enorme, muitas vezes não era grande o suficiente para comportar todos os veículos dos clientes que eli vinham.
A questão era que o tal supermercado tinha uma quantidade X de vagas reservadas para o pessoal da terceira idade, o porém é que estas vagas na grande maioria das vezes eram ocupadas pelos outros motoristas que chegavam de sopetão, e enfiavam os carros ali sem dar bola aos avisos que alertavam a destinação das vagas.
A equipe de reportagem estava ali, filmando os flagrantes, e indo atrás das pessoas para perguntar se tinham visto aonde tinham estacionado.
As desculpas eram as mais variadas possíveis, mas a mais dada era de que seriam só 05 minutinhos...
Evidentemente os 05 minutinhos se estendiam "um pouco" além disso. Uma senhora chegou no estacionamento e sem cerimônia estacionou na vaga destinada aos idosos, quando saiu do carro para entrar no mercado, a reportagem chegou nela e a alertou do fato. Ela disse meio sem graça que só tinha vindo ali buscar sua sogra, que entraria no mercado e sairia já já com ela. Com certeza achando que a reportagem já teria saído de lá.
Acontece que eles esperaram pela dita cuja, e depois de 45 minutos ela saiu do mercado carregando várias sacolas de compras, e SEM a sogra...
Achei que eles chegariam nela, mas não chegaram... uma pena, pois queria ter visto a cena.
E assim foi, alguns falavam que tinham visto os avisos, mas que não havia outras vagas, o que não deixava de ser verdade também.
No final, entrevistaram alguns idosos no tal estacionamento. Claro que estes eram só reclamação pela violação de mais um de seus direitos.
Olha... concordar com a indignação eu concordei, mas logo pensei que estes que hoje são idodos e estavam lá reclamando, com toda certeza a 20, ou 30 anos atrás faziam o mesmíssimo tipo de coisa.
O brasileiro é assim, só dá bola para o direito dos outros quando ele mesmo precisar dele.Que precisam haver leis que protejam nossos idosos isto não se discute, mas lhes digo que é só você ir no Banrisul daqui de São Sebastião do Caí que bem rapidinho você ficará com vontade de mandar a tal Lei para o espaço e dizer para os idosos entrarem na fila normal e aguardarem como todos tem que aguardar.
Explico: o Banrisul deve ser o Banco de maior movimento na cidade, e tem só 04 guichês de atendimento.
Na realidade um deles está sempre fechado, operando então 03 caixas.
Um deles fica especialmente para a terceira idade (que praticamente sempre tem fila), sobrando então só 02 para o restante das pessoas e empresas.
O melhor então é quando os 03 caixas começam a se revesar para almoçar, ficam então só 02.
Um para os idodos, e apenas um para os demais.
Não preciso dizer que a fila faz voltas dentro da agência, tal e qual uma cobra...
Não raro acontece que por cerca de meia hora fica só 01 caixa!!!
Aí você, que trabalha e só tem a hora do meio dia para ir voando ao banco, precisa passar por este tipo de situação... porque os idosos não vão em horário mais clamo, já que supostamente eles tem o dia todo para ir ao banco?
O pior é que sempre tem quem se aproveite. Estes dias estava na fila na hora do meio dia, e estava quase sendo atendido. chegou uma senhora que já tem mais de 65 anos, portanto idosa. Mas ela está muito bem das pernas... muito melhor que muita gente jovem, e ela é mãe de um rapaz que tem um comércio na cidade e ela trabalha com ele.
O que aconteceu é que ela veio ao Banco, se parou na fila destinada aos idosos, foi chamada na frente de todos nós, mas eu vi claramente que ela veio é fazer as coisas da empresa do filho!
Ou seja: para o filho não ficar um tempão na fila, mandou a mãe que tem atendimento preferencial... esperto...
E eu e mais uns 30 atrás de mim contando os minutos.
Fazer o que... e Lei pode proteger uns, mas ao mesmo tempo ferir outros.
Não que a gente não possa esperar um pouco, e não que os idodos não possam ter seus direitos... claro que não. Um dia vou ser idoso também (pelo menos pretendo), e espero poder usufrir do que a Lei me garante. Mas um pouco de bom senso os idosos podem ter com os que tem horários a cumprir.
No caso do Banrisul, no final da história é o Banco que deveria por pelo menos maio 01 caixa fixo para atender... mas sabe como é, os Bancos não tem seus lucros exorbitantes por nada...
Bom... o jeito é ler algo ou brincar no celular enquanto se espera para o tempo passar mais rápido.
A Ágatha está se encaminhando para 01 aninho! Minha nossa... parece que nasceu a poucas semanas. Linda do papai!
Saudações a todos.

Um comentário:

Germano Bender disse...

Esse Seu Blog parece um livro sobre sua vida.

Fiquei emocionado quando li todas as suas postagens.

att:Germano Bender