quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ego sobre duas rodas.

São Sebastião do Caí tem um parque municipal, o Parque Centenário.
É um espaço muito bonito, aonde as pessoas aproveitam os dias ensolarados para ir dar suas caminhadas ou suas corridas... tbm é legal para andar de bicicleta.
Outras pessoas já vão com suas cadeiras para sentar debaixo das árvores e tomar seu chimarrão, enquanto que as crianças brincam por aí.
O local tem tbm pista de skate, quadras de futebol e voley na areia, e conta com dois ginásios, um principal e outro menor, que contam ambos com quadras.
Mais ainda, o local é sede de um CTG, dos escoteiros, e da Guarda Municipal.
É lá que se realiza a festa maior do município: a Festa da Bergamota, de 2 em 2 anos.
Infelizmente é lá tbm que a defesa civil instala os flagelados das enchentes... agora na última até que foi rápido, levaram pra lá, e assim que a água baixou já levaram pra fora, pq estes tempos uma família ficou morando meio ano por lá.
Uma pena que, como comentei noutro post, o parque esteja mesma começando a fazer jus ao nome de Centenário, várias reformas estão se fazendo urgentes, especialmente nos dois ginásios.
Mas ok, mesmo com as eventuais necessidades de reforma, e a companhia de uma e outra família de flagelados de vez em qdo, o parque ainda é um local bonito e convidativo a população.
Estes dias porém, nós não gostamos do que se passou por lá.
Ouvimos dizer que teria um tal de encontro de motos no parque, domingo, dia 20 de Setembro.
Neste dia, de manhã fomos até Hortêncio, almoçamos na casa dos meus pais, depois fomos um pouco na casa da mãe da Rose, e voltamos para o Caí lá pelas 16hs.
Qdo passamos ao lado da parque, vimos que tinha uma quantidade bastante grande de pessoas, e bastante barulho, lembramos que era o tal encontro de motos.
Bom... isto é algo que não nos atrai muito, mas pensamos que um tempo depois, ao fazer caminhada, daríamos uma passada lá, até pq sempre passamos pelo parque.
Pois bem, ao sairmos para caminhar, decidimos então ir até lá.
Andando em direção, já dava pra perceber que tinha algo diferente no ar, a movimentação indo e voltando do parque era bem maior, e mais frenética, andamos com a atenção redobrada.
Ao entrarmos no Parque, não gostamos do que vimos: centenas de motos, das menos às mais potentes circulando por aí, com seus respectivos donos dando vazão a toda sua testosterona, fazendo marcas no asfalto, ou freando a roda da frente e acelerando a de trás, fazendo com que inacreditáveis quantidades de fumaça, pedaços de borracha e terra voassem por cima das nossas cabeças. Obrigando-nos a fechar os olhos para não entrarem ciscos.
Não sei o que as pessoas acham de tão bonito nisso, vi várias crianças correndo freneticamente de um lado pro outro, aonde houvesse uma moto sendo detonada, adorando tudo isso. Na verdade, corriam riscos, pois o público e os machos detonadores de motos estavam todos misturados ali, ficamos pasmos.
Claro que este tipo de evento não poderia acontecer sem a inseparável bebedeira... muita gente bebendo e bebendo. Porque sempre tem que ter quantidades pantagruélicas de álcool acompanhando???
Ahhh, sem falar que além do já barulho das motos, umas caixas de som estavam tocando um funk horroroso num volume altíssimo, aonde várias gurias aproveitavam, para dar vazão ao seu lado ****, rebolando até o chão, e claro: com uma “cervejinha básica” na mão. Eu e a Rose tínhamos que gritar um no ouvido do outro para nos entender.
Vi que algumas famílias mesmo assim tinham vindo com suas crianças para o Parque, mas estava complicado querer brincar com as crianças neste ambiente. As motos estavam realmente circulando por aí.
Além disso tudo, queria muito ter visto o estado do Parque na segunda de manhã... de que adiantam plaquinhas de Não Pise Na Grama??? Abrir verdadeiros trilhos com as motos pode???
Bom... não sei se pode, mas a grama estava detonada.
Tudo isto nós vimos só atravessando o Parque, pq achamos melhor não ficar lá assistindo. No fim, ainda comentamos que tudo aquilo não poderia terminar bem.
Foi como se fosse um presságio, pq mais tarde, um dos motoqueiros achou que a rua era só dele, e resolveu se esborrachar a 120 km/h contra um carro de um coitado que não tinha nada a ver com a maluquice... estava apenas passando pelo local.
O rapaz de 20 anos morreu na hora, e com toda a certeza devia ter uma quantidade considerável de álcool no sangue.
O senhor no qual ele bateu a moto, é um colega de trabalho da Rose, e ainda por cima é o colega com a qual ela e mais outras pessoas pegam carona para ir trabalhar.
Quer dizer, segunda tiveram que procurar outra condução para ir pro trabalho.
Quer dizer mais ainda, que esta maluquice toda deste encontro afetou até a nós.
Agora me digam, para que ao fim serviu este tal encontro??? Ele acrescentou alguma coisa ao município???
Muito pelo contrário: um jovem morreu (mesmo que por “escolha” dele) e uma família foi arrasada, um senhor teve prejuízos materiais e sabe-se lá quanta incomodação terá, o Parque ficou detonado, a bebedeira (e Deus sabe lá o que mais) rolou solta, e privou as demais pessoas de poderem aproveitar o domingo lindo para descansar no Parque.
Servir mesmo só serviu para os machos inflarem seus egos com suas motos, para no fundo impressionar aos gurias e desafiar os outros caras.
Espero sinceramente que a Prefeitura pense duas vezes da próxima vez em que liberar o Parque para novos eventos do tipo.
As vezes penso que nestes casos, eu enxergo problemas e restrições aonde só tem festa... de repente sou crítico demais... sei que a 10 anos eu tbm teria adorado tal evento.
Mas não amadurecemos por nada... com o tempo aprendemos a ter olhos críticos para várias coisas, e esta não ficou de fora.
No fim, dá para dizer que vai lá quem quer, claro. Mas é bom lembrar que eu e minha esposa pagamos impostos municipais, assim como todo mundo, e gostaríamos muito que os valores fossem aplicados em várias outras coisas úteis a população, e não em gramado detonado por motos, por exemplo.
Bom... cada um, cada um... vai ver estou sendo crítico demais, pode ser que daqui a alguns anos eu enxergue a coisa de maneira diferente novamente, mas por enquanto...

Nenhum comentário: